11 de abril de 2017 - 07:04

PF cumpre mandados no RJ

Operação mira suspeitos de corrupção em licitações e pagamento de propina
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

PF faz operação para cumprir mandados contra suspeitos de corrupção no RJ. Os mandados de prisão são para o ex-secretário de Saúde no governo de Sérgio Cabral, Sérgio Cortes e os empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita.

A operação foi batizada de Fratura Exposta e investiga fraudes em licitações para o fornecimento de próteses para o Into – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. De acordo com as investigações, quando era diretor do Into, Sérgio Côrtes teria favorecido a empresa Oscar Yskin, da qual Miguel é sócio, nas licitações do órgão. Gustavo Estellita é sócio de Miguel em outras empresas e já foi gerente comercial da Oscar Iskin.

A operação também apura desvios na secretaria estadual de Saúde, com o pagamento de propina para o esquema criminoso comandado pelo ex-governador Sérgio Cabral. O esquema também envolveria pregões internacionais, com cobrança de propina de 10% nos contratos, nacionais e internacionais.

A Polícia Federal também vai cumprir dois mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão em vários endereços. As prisões foram pedidas a partir da delação premiada de César Romero, que trabalhou com o ex-diretor do Into e entregou todo o esquema.

Ao vivo