13 de abril de 2017 - 09:55

Odebrecht financiou campanha eleitoral no Peru

Pagamento foi intermediado por Antônio Palocci
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

A empreiteira Odebrecht financiou campanha eleitoral no Peru a pedido de Antônio Palocci. A revelação foi feita por Marcelo Odebrecht em delação premiada à Operação Lava Jato. O departamento de propinas do grupo pagou três milhões de dólares para a campanha que elegeu o líder do Partido Nacionalista Peruano, Ollanta Humala, para a presidência em 2010. Humala contou com a assessoria do marqueteiro João Santana. O pagamento à campanha foi intermediado por Antônio Palocci.

O ex-ministro foi preso preventivamente em setembro de 2016, alvo da operação Omertà, deflagrada contra propinas em obras da Odebrecht em todo o País. Segundo denúncia da Procuradoria, o petista mantinha uma conta corrente com a construtora, por meio da qual receberia valores que seriam posteriormente repassados ao Partido dos Trabalhadores.

Este último depoimento de Marcelo Odebrecht foi enviado para a Justiça Federal no Paraná, pelo ministro Edson Fachin, a pedido da Procuradoria Geral da República. Fachin decretou a manutenção do sigilo do procedimento.

 

Ao vivo