09 de maio de 2017 - 09:24

Comissaão da Câmara debate reforma da Previdência hoje

Os membros do colegiado irão analisar dez destaques
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

A comissão da Câmara que analisa a proposta de reforma da Previdência volta a se reunir hoje, dia 9, para chegar a um entendimento e tentar concluir a análise do relatório do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), que traz mudanças nas regras da aposentadoria.

Os membros do colegiado irão analisar dez destaques, com sugestões de mudanças no parecer para finalizar o trabalho da comissão e abrir caminho para que o texto siga para votação no plenário principal da Câmara dos Deputados.  

A maior parte dos destaques foi apresentada por partidos de oposição. O texto-base do relator já traz alterações, na comparação com a proposta inicial apresentada pelo governo. Foram mudados, por exemplo, a idade mínima de aposentadoria para mulheres e a regra de transição.

A expectativa é que a sessão se alongue e só seja encerrada no final da tarde. Além da obstrução que partidos de oposição vêm fazendo na comissão, os destaques serão votados um de cada vez, com tempo de orientação de bancada e votação nominal. O deputado Carlos Marun, do PMDB-MS, disse ontem, dia 8, que espera a conclusão dos trabalhos no colegiado ainda durante a tarde de hoje.

O governo esperava concluir a votação do texto na comissão na semana passada. Após a aprovação do texto-base, mas agentes penitenciários invadiram o plenário onde o colegiado estava reunido e forçaram a interrupção da sessão.

Ao vivo