15 de fevereiro de 2018 - 19:20

Mais um macaco é encontrado morto em Uberlândia

Ações de prevenção contra mosquitos foram intensificadas.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 anos

Mais um macaco foi encontrado morto em Uberlândia nesta semana. É o quinto animal em menos de sete dias, o que aumentou o alerta da secretaria Municipal de Saúde.

O primeiro, neste ano, foi encontrado no dia 8 de fevereiro no assentamento Rio das Pedras. Outros dois foram encontrados nos dias 9 e 13 no bairro Dona Zulmira. Também no dia 13, o serviço da zoonozes de Uberlândia recolheu o quarto macaco morto no bairro Chácaras Tubalina.

Desde que um exame confirmou que a Febre Amarela foi a causa da morte de um macaco encontrado em novembro, no bairro Lídice, a cidade foi classificada como categoria 3 no risco da doença, o que obriga o município a tomar medidas para evitar o surto.

Ainda não se sabe qual foi a causa da morte dos cinco macacos recolhidos neste ano em Uberlândia, mas ações de prevenção contra os mosquitos que transmitem a Febre Amarela foram intensificadas com aplicação de inseticida e inspeção de agentes sanitários nas residências.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, 90% da população de Uberlândia está imunizada contra a doença, número próximo ao recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

 

Ao vivo