25 de agosto de 2018 - 08:30

Interiorização de venezuelanos é urgente e necessária, diz Rosa Weber

A magistrada deu prazo de 15 dias para o governo federal enviar documentos à Corte esclarecendo quais medidas tem adotado para interiorizar os cidadãos da Venezuela.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Reprodução - AFP

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, deu prazo de 15 dias para o governo federal enviar documentos à Corte esclarecendo quais medidas tem adotado para interiorizar os cidadãos da Venezuela que têm cruzado a fronteira entre os dois países por Roraima.

Localizada na fronteira com a Venezuela, a cidade de Pacaraima (RR) registrou um tumulto no último sábado (18). Brasileiros agrediram venezuelanos e destruíram acampamentos de imigrantes do país vizinho. O crescente fluxo de imigrantes que fogem da crise econômica na Venezuela tem gerado tensões entre brasileiros e venezuelanos na região amazônica.

A magistrada é relatora de uma ação apresentada pelo governo de Roraima que pede o fechamento da fronteira do estado com a Venezuela ou a limitação da entrada de venezuelanos no Brasil. No início do mês, ela rejeitou o pedido.

Em despacho feito ontem (24), Rosa Weber afirmou que é urgente a aceleração do processo interiorização dos venezuelanos para outras unidades da federação.

Rosa Weber destacou que há informações sobre “esforços” feitos pelo governo federal em relação à interiorização, mas ressaltou que os números são ínfimos em relação à chegada de cidadãos do país sul-americano.

Ao vivo