08 de agosto de 2017 - 19:08

Governo estuda privatização de mais 19 aeroportos no Brasil

Número de aeroportos e modelo de leilão serão definidos em reunião neste mês
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, disse hoje (8) que o governo federal avalia leiloar mais 19 aeroportos, no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, que hoje estão sob a administração da Infraero.

Segundo o ministro, a definição sobre o número de aeroportos, e o modelo do leilão, deve ocorrer em uma reunião marcada para o dia 23 deste mês, com representantes dos ministérios dos Transportes, Fazenda e Planejamento.

Quintella informou que o governo avalia fazer o leilão dos 19 aeroportos em três blocos, divididos pelas regiões onde estão localizados.

Pelo modelo de leilão em estudo, os grupos interessados teriam que fazer oferta pelo bloco todo e ficariam responsáveis por operar tanto aeroportos superavitários que hoje dão lucro, quanto aeroportos que dão prejuízo à Infraero.

O formato é diferente do que foi adotado pelo governo nos leilões anteriores, que entregaram à iniciativa privada os mais lucrativos aeroportos do país. Quintella afirmou que os aeroportos já leiloados eram responsáveis por 53% da receita da Infraero.

 

Ao vivo