21 de julho de 2017 - 17:33

Governo divulga relatório bimestral de receitas e despesas

Houve perda de receitas devido a frustrações no recolhimento de impostos
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O ministério do Planejamento divulgou hoje o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas do Governo Federal.

Segundo o documento, houve perda de receitas de mais de R$ 34,5 bilhões, o que ocorreu pelas frustrações no recolhimento de impostos e em programas do governo para recuperação de receitas.

Sobre o aumento da tributação no preço da gasolina, do diesel e do etanol, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, alegou que a elevação do PIS/Cofins foi adotada por “estrita necessidade”, para o cumprimento da meta fiscal.

Em reunião realizada hoje (21) para a apresentação do relatório, Dyogo também disse esperar que os parlamentares cumpram o acordo do Refis com o governo. O programa de recuperação fiscal oferece descontos em juros e multas para os devedores que quiserem ficar em dia com a Receita Federal.

Mas, na tramitação no Congresso, o relatório do deputado Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG) desfigurou o texto original do Refis, fazendo com que o programa seja extremamente generoso, oferecendo descontos de até 99% de juros e multas em alguns casos. O governo tenta reverter a decisão, para evitar uma perda de receitas ainda maior.

 

Ao vivo