24 de março de 2017 - 12:40

Fachin autoriza interrogatório de políticos

Inquérito é baseado em delações do ex-Presidente daTranspetro
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal encaminhou ordem para que a Polícia Federal interrogue os senadores Romero Jucá, Renan Calheiros, o ex-presidente José Sarnei e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Eles são acusados pela Procuradoria Geral da República de tentar barrar ou atrapalhar as investigações da operação.

Fachin ordenou ainda que seja colhido, nas companhias aéreas, o registro de todas as passagens aéreas emitidas e utilizadas por Sérgio Machado no período entre 1º de dezembro de 2015 e 20 de maio de 2016.

Aberto em fevereiro, o inquérito contra os políticos e o ex-presidente da Transpetro teve como base o acordo de delação premiada de Sérgio Machado e conversas gravadas entre ele e os outros envolvidos.

As gravações foram divulgadas no ano passado, após a retirada do sigilo do conteúdo das delações de Machado.

Em uma das conversas, Romero Jucá cita um suposto “acordo nacional” para “estancar a sangria”.

O advogado de José Sarney e Romero Jucá, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, classificou de “absurda” a decisão do STF de abrir o inquérito com base em uma “gravação espúria”, mas disse que uma vez instaurada a investigação “é absolutamente normal a oitiva dos envolvidos”.

 

Ao vivo