03 de julho de 2017 - 17:04

Ex-ministro Geddel Vieira Lima é preso na Bahia

Geddel é investigado na operação Cui Bono, que apura desvios na Caixa.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) foi preso hoje pela Polícia Federal. A prisão foi determinada pela Justiça Federal de Brasília, e está ligada às investigações da Operação Cui Bono.

A operação apura irregularidades na liberação de créditos da Caixa, na qual Geddel ocupou a Vice-presidência de Pessoa Jurídica. As investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal apontam que Geddel e o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) atuaram na liberação de ao menos R$ 1 bilhão e 200 milhões em empréstimos para empresas, em troca de propina.

A investigação teve origem na análise de conversas registradas em um aparelho de telefone celular apreendido na casa do então deputado Eduardo Cunha. O teor das mensagens indicam que Cunha e Geddel atuavam para garantir a liberação de recursos por vários setores da CEF a empresas que, após o recebimento, pagavam vantagens indevidas aos dois e a outros integrantes do esquema. Geddel Vieira Lima era ministro da Secretaria de Governo do governo Michel Temer até o final do ano passado.

 

Ao vivo