25 de julho de 2017 - 15:58

Copom se reúne nesta terça-feira para definir Selic

Expectiva é de redução de 1 ponto percentual
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom iniciou hoje (25), em Brasília, a quinta reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Instituições financeiras, consultadas pelo Banco Central, esperam que a Selic seja reduzida novamente em 1 ponto percentual caindo para 9,25% ao ano.

Hoje, pela manhã, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, e diretores do banco analisaram o mercado. Agora a tarde, é feita a análise de conjuntura. Amanhã à tarde, no segundo dia de reunião, após estudo da perspectiva para a inflação e das alternativas para a Selic, a diretoria do BC define a taxa. A decisão deve ser anunciada às 18h. Para o mercado financeiro, a Selic continuará a ser reduzida em 2017, encerrando o período em 8% ao ano.

A taxa Selic vem sendo diminuída desde outubro do ano passado, quando passou de 14,25% para 14% ao ano. Em novembro, houve mais um corte de 0,25 ponto percentual, seguido por reduções de 0,75 ponto percentual em janeiro e em fevereiro. O Copom acelerou o ritmo de cortes para 1 ponto percentual nas reuniões de abril e maio. Atualmente, a taxa está em 10,25% ao ano.

 

Ao vivo