02 de agosto de 2017 - 16:03

Câmara atinge quorum para votação de denúncia contra Temer

Planalto precisa de 170 votos contrários à acusação de corrupção
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

346 deputados já registraram presença em Plenário, ou seja, existe quórum para a abertura da votação da denúncia. Neste momento, os deputados contrários e favoráveis à denúncia discursam em plenário.

Ainda que muitos deputados não tenham declarado abertamente como vão votar na sessão de hoje, alguns veículos de imprensa calculam este número. Segundo o jornal ‘O Globo’ , 201 parlamentares são favoráveis ao prosseguimento da denúncia. 115 são contra e 73 se declararam indecisos. Outros 123 não responderam à consulta.

O Estado de São Paulo calcula 190 votos à favor do encaminhamento da denúncia, 110 são contrários, 54 indecisos e 156 não responderam.

A Folha de São Paulo indica que 152 parlamentares são favoráveis à denúncia, 64 são contra, 122 não sabem e 104 não responderam.

Para que a denúncia seja arquivada, o Planalto precisa de 170 votos contrários à acusação de corrupção passiva, um a cada três deputados da Câmara. Se a denúncia for rejeitada, ele fica suspensa até o fim do mandato de Temer, em 31 de dezembro de 2018. Fora do cargo, ele pode ser processado e julgado em primeira instância, sem foro privilegiado.

Para aprovar a denúncia, e autorizar o Supremo a processar o presidente, a oposição precisa de 342 votos.

O Palácio do Planalto está confiante em relação à rejeição da denúncia. A informação é de que o presidente já estaria preparando um discurso para a vitória na Câmara. Temer planeja fazer um pronunciamento ao final da sessão de hoje (02).

 

 

Ao vivo