12 de maio de 2017 - 17:52

Ataque afeta sistemas de 74 países; Brasil registra casos

Mega-ciberataque tem origem na China, segundo agências internacionais.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Um mega-ciberataque derrubou sistemas de comunicação de empresas e serviços públicos em diferentes países. Segundo o jornal Folha de São Paulo, na Espanha, ataques atingiram um “número elevado” de empresas.

No Reino Unido, ao menos 16 hospitais públicos enfrentaram problemas após um ataque análogo contra sistemas de tecnologia. O bloqueio de computadores impediu o acesso a prontuários e provocou o redirecionamento de ambulâncias.

Há relatos de problemas em computadores na Rússia, Japão, Turquia, Filipinas, Alemanha, entre outros. Informações preliminares da imprensa espanhola indicam que os ciberataques têm origem na China.

No Brasil, os ciberataques fizeram com que sites do Ministério Público e do Tribunal de Justiça de São Paulo saíssem do ar hoje. O Tribunal admitiu que computadores foram infectados, o que motivou o desligamento de todas as máquinas da instituição.

Sistemas de internet do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, no Ceará e em Brasília foram desligados após suspeita de invasão. A Petrobras também adotou medidas preventivas para “garantir a integridade da rede e seus dados”.

No momento, estão fora do ar os sites da Petrobras e Instituto Nacional do Seguro Social, além dos sites dos Tribunais de Justiça de São Paulo, do Rio Grande do Norte e do Sergipe, e do Ministério Público de São Paulo.

O ataque é resultado de um vírus “ransomware”, que exige um resgate para desbloquear o acesso a arquivos e o retorno do funcionamento do sistema operacional, e se espalhou por meio de uma falha do Windows. A Microsoft reportou a falha de segurança em março e recomendou a atualização de versões em diversos sistemas operacionais.

Ao vivo