19 de julho de 2017 - 14:56

Acordo de Marcos Valério com a PF aguarda aval do Supremo

Publicitário é condenado a mais de 37 anos de prisão pelo mensalão
Por Lorena Silva - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O publicitário Marcos Valério fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal de Minas Gerais, após ter a oferta negada pelo Ministério Público Federal. O acerto foi enviado ao Supremo Tribunal Federal e ainda depende de homologação.

A colaboração envolve políticos com foro privilegiado e, por isso, depende do aval do Supremo. Marcos Valério deve narrar detalhes sobre o mensalão mineiro, um esquema de desvios de recursos públicos de estatais de Minas Gerais para a campanha de reeleição do então governador Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998, quando perdeu para Itamar Franco.

De acordo com a Polícia Federal, o acordo foi assinado no último dia 6, quando foi apresentada “vasta documentação” e prestado depoimento.

O judiciário está em recesso e durante o período, cabe à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, validar o conteúdo do acordo ou distribuir para outro ministro quando as atividades forem retomadas.

Condenado a mais de 37 anos de prisão pelo mensalão e réu no processo do mensalão tucano, Valério foi transferido nesta semana de uma penitenciária em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para um centro de detenção especial, no qual os presos fazem a própria segurança.

 

Ao vivo