01 de dezembro de 2018 - 06:33

Morre ex-presidente dos EUA George H. W. Bush

O 41º presidente norte-americano tinha 94 anos e faleceu nesta sexta-feira.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 anos

Foto: Zuma Press/ MGN

Morreu nesta sexta-feira, aos 94 anos o ex-presidente George H. W. Bush. A família confirmou a informação em uma rede social nesta madrugada (01), expressando tristeza pelo momento. Não há ainda informações sobre o funeral do ex-presidente.

H. W. Bush foi o 41º presidente dos EUA e ocupou a Casa Branca entre 1989 e 1993. Republicano, o ‘Bush pai’ como passou a ser chamado após o filho também ser eleito presidente, se destacou por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na guerra do Golfo, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait.

Antes de ocupar a presidência, ele foi vice-presidente durante os oito anos da administração Reagan, diretor da CIA e congressista. Exercendo o mandato durante o fim da Guerra Fria, seu governo foi marcado por profundas mudanças na geopolítica, como o desmantelamento da União Soviética.

O presidente Donald Trump, na Argentina para a Cúpula do G20, lamentou a morte de ‘Bush Pai’. O democrata Barack Obama também se manifestou hoje, dizendo que a América perdeu um compatriota e lembrou da morte de Barbara Bush, em abril deste ano.

Nos últimos anos de sua vida, o ex-presidente norte americano já estava debilitado e dependia de uma cadeira de rodas. Desde 2012, Bush foi internado por vários problemas de saúde.

Ao vivo