03 de setembro de 2018 - 19:18

Governo Federal vai liberar recursos emergenciais ao Museu Nacional

O prédio sofreu danos imensos após o incêndio na noite de ontem (02). A coleção de 20 milhões de itens foi quase totalmente destruída.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Foto: Renee Rocha

O ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou hoje (03), que o governo vai liberar recursos emergenciais para atender o Museu Nacional do Rio de Janeiro, após o incêndio de ontem (02), que destruiu o prédio e o acervo da instituição.

De acordo com o ministro, é necessário que se faça um projeto executivo após avaliar as perdas, para saber exatamente quanto terá de ser empregado para a recuperação do museu. Segundo ele, caso o projeto fique pronto este ano, o recurso poderá ser liberado ainda em 2018.

O Museu Nacional do Rio de Janeiro, localizado em um prédio considerado uma joia da arquitetura do início do século XIX, sofreu danos imensos ainda não especificados e sua coleção de 20 milhões de itens foi quase totalmente destruída.

O histórico edifício, com 200 anos de antiguidade e que abrigava o museu mais antigo do Brasil, foi construído por incumbência do rei João VI de Portugal e inaugurado em 6 de julho de 1818.

 

 

Ao vivo