12 de junho de 2018 - 17:38

PF cumpre mandado de busca e apreensão no gabinete de Cristiane Brasil

A deputada é suspeita de participação em um esquema criminoso dentro do Ministério do Trabalho.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Foto: Sérgio Lima

A Polícia Federal (PF), cumpriu hoje (12), três mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro (RJ), e em Brasília (DF), envolvendo a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ).

A deputada é suspeita de participação em esquema criminoso dentro do Ministério do Trabalho para a concessão fraudulenta de registros sindicais, na segunda fase da operação “Registro Espúrio” deflagrada inicialmente no fim de maio.

De acordo com a Polícia Federal, serão impostas também medidas cautelares contra a parlamentar, como a proibição de frequentar o Ministério do Trabalho e de manter contato com os demais investigados ou servidores do ministério.

A parlamentar disse hoje, por meio de nota oficial, que foi surpreendida pela ação da Polícia Federal porque não tem papel nas decisões tomadas pelo Ministério do Trabalho.

No início deste ano, a deputada foi nomeada pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério do Trabalho. A nomeação foi parar na Justiça. Um dia antes da posse, o juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal Criminal de Niterói, suspendeu a solenidade.

O juiz atendeu ação popular que questionava a nomeação, pois Cristiane Brasil havia sido condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas a dois ex-motoristas.

No final de fevereiro, mais de um mês depois da indicação da deputada para chefiar o ministério, o governo publicou no “Diário Oficial da União” um decreto que cancelou a nomeação.

Ao vivo